Aquaponia

SOMOS A PRIMEIRA AQUAPONIA 100% INTEGRADA DO PLANETA!

O que é Aquaponia?

Aquaponia, uma técnica milenar aplicada de forma inovadora, é um sistema de produção agroalimentar capaz de produzir biofertilizantes e alimentos naturais e sustentáveis de verdade, a partir do cultivo integrado e simbiótico de plantas e peixes, em um circuito fechado e contínuo.

Nossos alimentos são frescos, saborosos e livres de agrotóxicos ou qualquer substância nociva à saúde e ao meio ambiente. E nossos biofertilizantes também: além de ricos em nutrientes, são obtidos de forma totalmente orgânica.

Tecnologia de ponta

Em um sistema aquapônico, os peixes geram os nutrientes que fertilizam as plantas e elas, por sua vez, filtram a água, que volta limpa para os peixes. Tudo isso com a ajuda de bactérias e outros microrganismos que modificam e transportam os nutrientes e tornam o processo possível. É como se a água da aquaponia fosse um solo líquido! É dela também que extraímos parte do nosso biofertilizante orgânico exclusivo, um complexo de macronutrientes, micronutrientes, aminoácidos e microrganismos eficientes.

É essa tecnologia que usamos na Verde Acqua, a primeira Aquaponia integrada à peixaria do planeta.

Essa integração (aquaponia + peixaria) nos permite produzir os melhores alimentos, com o processo mais sustentável, prepará-los e levá-los até você no mesmo dia. Somos a empresa com o pescado mais fresco do mercado: são poucas horas desde a despesca até você!

Por que eu nunca ouvi falar?

A técnica é milenar, mas a sua modulação é recente.

Parece coisa do futuro, mas o surgimento da Aquaponia remete ao México, por volta de 1.000 a.C. Nessa época, os Astecas cultivavam plantas terrestres em lagoas junto aos peixes em ilhas flutuantes conhecidas como Chinampas.

Há também relatos desse tipo de cultivo nos países do leste asiático, como China, Indonésia e Tailândia. Povos antigos dessa região cultivavam peixes junto aos campos de arroz inundados.

O domínio desse sistema de ciclo 100% biológico não foi simples, mas os avanços tecnológicos permitiram aprimorar as técnicas de cultivo e modelar os processos. Foi apenas na década de 90 que a Aquaponia comercial ganhou seus primeiros livros e referências para implementação.

UM PROCESSO COM ENORMES DIVERSOS BENEFÍCIOS.​

AQUAPONIA X HIDROPONIA X PRODUÇÃO ORGâNICA

Muita gente confunde a Aquaponia com a hidroponia ou até mesmo sua relação com a produção orgânica certificada. Mas existem diferenças importantes entre os métodos de cultivo / certificação.

De maneira resumida e bastante simplificada, eles se diferem em 4 aspectos básicos: meio em que são cultivadas, uso da água, utilização de agrotóxicos e pela principal forma de obtenção de nutrientes. 

Vale ressaltar, porém, que essas definições mudam de tempos em tempos, e estão diretamente ligadas à legislação vigente no país. Aqui no Brasil, por exemplo, o MAPA entende que para terem o selo de orgânicos, os alimentos devem ser cultivados em solo (terra), enquanto nos EUA, produções em meio aquoso podem ser reconhecidas como orgânicas, mudando todo o entendimento dos conceitos.

Aquaponia é sobre

Saúde

A sua e a do mundo.

Sustentabilidade

Para a sua mesa e para o planeta.

Certificações

Para você e para o nosso processo.

× Como posso ajudar?