(Receita de um dos pratos participantes do Festival Gosto da Amazônia 2021, no RJ)
Ingredientes:
- 4 postas de 150g de barriga de pirarucu;
- 250g de arroz pérola ou arbóreo;
- 400ml de caldo de peixe;
- 100g de vinho branco;
- 50g de molho de tomate;
- 10g de alho;
- Azeite para refogar;
- 20g de alcaparras;
- 10g de pimenta verde;
- 20g de salsinha;
- 20g de suco de limão siciliano;
- 30ml de azeite;
- 20g de leite;
- 80g de óleo;
- 1 dente de alho;
- Sal e pimenta (à gosto).
Modo de preparo – arroz pérola:
Em uma panela grande, refogue o alho no azeite e em seguida adicione o arroz pérola – continue refogando por 3 minutos. Adicione o vinho branco e deixe que reduza por alguns minutos, para evaporar o álcool. Vá colocando o caldo de peixe aos poucos e um pouco de sal, cozinhando sempre em fogo baixo. Quando o arroz estiver no ponto, finalize com o molho de tomate e uma boa regada de azeite – reserve.
Modo de preparo – sala verde e aioli de tomate seco:
Para a salsa verde, corte em pedaços bem pequenos as alcaparras, pimenta verde e salsinha – misture tudo com o suco de limão. Ao final adicione o azeite, sem emulsioná-lo. Para fazer o aioli de tomate seco, junte o leite e o alho no liquidificador e comece a bater. Vá colocando o óleo bem devagar, para criar uma emulsão como uma maionese. Finalize com o tomate seco e sal a gosto – reserve.
Modo de preparo – barriga de pirarucu:
Em uma frigideira antiaderente bem quente, grelhe as postas do pirarucu por cerca de três minutos de cada lado, tomando cuidado para não cozinhar demais – retire e reserve.
Montagem:
Monte o prato com o pirarucu em uma casa de arroz, a salsa em cima da barriga e o molho de tomate em uma bolinha, também em cima do arroz. É de comer ajoelhado de tão bom!