AO CONSUMIR PIRARUCU SELVAGEM DE MANEJO SUSTENTÁVEL, VOCÊ ESTÁ AJUDANDO A CONSERVAR A AMAZÔNIA!

O Pirarucu da Verde Acqua vem de uma parceria com a Gosto da Amazônia, marca coletiva que pratica o comércio justo do pirarucu selvagem de manejo sustentável junto às comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, contribuindo com o desenvolvimento local e com a preservação de mais de 11 milhões de hectares da floresta.

O manejo sustentável é fundamental para a conservação do Pirarucu e outros animais da região – nos últimos 10 anos, a quantidade do peixe nos lagos manejados aumentou em média 400%! A pesca, autorizada pelo IBAMA, acontece somente de setembro a novembro, e são retirados da natureza apenas 30% do total de Pirarucus adultos, que devem ter no mínimo 1,5 metro de comprimento.

A sinergia das marcas surge em prol da sustentabilidade, visto que a Verde Acqua é a primeira empresa do planeta a verticalizar toda a cadeia de pescados em aquaponia. Um processo inovador, que replica da ciclos natureza, sem descarte de resíduos e que economiza até 90% de água em comparação com os convencionais.

O Pirarucu perfeito existe.

E a gente pode provar. Confira abaixo nossa seleção de receitas exclusivas, pensadas especialmente para você.

Pirarucu

Barriga de Pirarucu assada

Ingredientes: 1kg de pirarucu; 1 limão; fio de azeite; temperos, sal e pimenta (à gosto). Modo de preparo: Corte a barriga em postas médias e lave-as com limão (passe limão em todas as partes e em seguida enxágue apenas com

Leia a Receita Completa >>
Pirarucu

Caldeirada de Lombo de Pirarucu

Ingredientes: 1kg de pirarucu; camarão (à gosto); 4 tomates maduros; ½ pimentão vermelho; ½ pimentão verde; ½ cebola branca; 1l de leite de amêndoas; 1l de creme de leite fresco; 3 colheres de extrato de tomate; 1 colher de tapioca

Leia a Receita Completa >>
Pirarucu

Ceviche de Lombo de Pirarucu

Ingredientes: 500g de lombo de pirarucu suco de limão siciliano (à gosto); ½ cebola roxa; ½ pimenta dedo de moça; ½ bandeja de microverdes de rúcula; sal e coentro em pó (à gosto). Modo de preparo: Corte o pirarucu em

Leia a Receita Completa >>

UMA NOVA
EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

O Pirarucu selvagem, gigante da Amazônia que chega a três metros e 200 quilos, é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Tem sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas. Os cortes mais comuns e comercializados atualmente são a barriga e o lombo. Que tal saber mais sobre cada um?

LOMBO

O lombo é a porção mais espessa do dorso do Pirarucu. Retirada também da porção frontal, mas da parte superior do tronco do peixe, sua carne possui fibras concêntricas e menos gordura - é a chamada "picanha de Pirarucu". Muito leve, macio e saboroso, o lombo é recomendado para moquecas, caldeiradas, carpaccios, tartares, grelhados e diversos outros pratos.

BARRIGA

O corte da barriga é extraído da parte inferior da porção frontal do Pirarucu - é a carne que recobre as costelas do peixe, a chamada "capa de costela". Suas fibras são curtas e intercaladas com gordura, conferindo à carne uma textura e um sabor totalmente diferenciados. Ideal para churrascos, assados, grelhados, frituras, gravlax e muitos outros preparos.

× Como posso ajudar?